domingo, 1 de março de 2015

RCC ENTREVISTA: STAUROS



HOJE, APÓS MAIS DE UM MÊS SEM POSTAGENS, DEVIDO A VÁRIOS IMPEDIMENTOS,VOLTO A POSTAR MAIS UMA ENTREVISTA NO BLOG!!!

DESSA VEZ, A ENTREVISTA É COM A BANDA STAUROS, REPRESENTADA PELO SEU VOCAL, CELSO D'FREYN QUE NOS ATENDEU PRONTAMENTE E AO QUAL AGRADECEMOS DE CORAÇÃO POR ESTAR PARTICIPANDO CONOSCO E CONTANDO MAIS SOBRE ESSA QUE FIGURA ENTRE AS GRANDES BANDAS DE METAL DO NOSSO SEGMENTO CRISTÃO.

SAIBA MAIS SOBRE O INÍCIO DO STAUROS, A GRAVAÇÃO DO LENDÁRIO ÁLBUM 'O SENTIDO DA VIDA', AS IDAS E VOLTAS DO CELSO NA BANDA, E O NOVO CD 'VALE DAS SOMBRAS' E OS PROJETOS PARA 2015.

VAMOS NESSA GALERA!




- COMO SURGIU A BANDA STAUROS?

- O Stauros surgiu com o nome de Saraterra, fazendo Rock na linha do CD “Vento Forte” que foi o primeiro lançamento da banda. Eu (Celso) não fazia parte ainda, os integrantes eram Renatinho (Guitarra), Alessandro (Guitarra), Venâncio (Baixo) e Alê (Bateria) e mais alguns parentes e amigos. Quando saiu o ‘Vento Forte’ eu estava entrando na banda e passamos a fazer  um som mais pesado, na linha de Guardian, Bride, Whitecross, Barren Cross, além de bandas de Prog Metal como Dream Theater, Symphony X entre outros... Após um ano de composição, gravamos o CD “O Sentido da Vida”.


FORMAÇÃO DO ÁLBUM "O SENTIDO DA VIDA"


- CELSO: COMO FOI A SUA ENTRADA NA BANDA?

- Eu fazia parte de uma banda chamada Reforma e inclusive as músicas “Toda Dor” e “Viagem Pro Céu” surgiram quando fazia parte dessa banda. Além das composições próprias começamos a tirar covers de bandas como Bloodgood e Bride. Montamos um repertório e começamos a tocar.  Tínhamos na nossa igreja, uma vez por mês, um evento chamado Tributai, no qual chamávamos várias bandas para tocar. Numa dessas edições do Tributai, chamamos a então banda Saraterra e quando vi os caras tocarem e me empolguei com o som. Ao fim do show, fui falar com o Venâncio, e lhe disse que queria entrar na banda, que cantava numa linha vocal estilo Bruce Dickinson. Ao ouvir aquilo, acredito que ele não levou muita fé não e me disse que a banda estava completa. Passado alguns meses, nós da Reforma tivemos a oportunidade de abrir um show para a Saraterra, que já tinha mudado o nome para Stauros, no Ginásio de Esportes de Camboriú. Ensaiamos além das músicas próprias, covers de Bloodgood e Bride (Everybody Knows My Name). Acho que nossa apresentação impressionou os caras da Stauros, pois eles não esperavam encontrar um vocal que cantasse naquela altura, com aquele tipo de Drive, etc. E algumas semanas depois, Renatinho e Alê, apareceram lá em casa para conversar sobre eu entrar no Stauros.




- QUAIS AS LEMBRANÇAS QUE VOCÊS TÊM DA GRAVAÇÃO DO “SENTIDO DA VIDA”?

- Foi espetacular pra mim, pois foi minha primeira experiência em estúdio. Antes de ir pra Curitiba para gravar o Álbum, estivemos em Joinville ou Blumenau, não me recordo ao certo, gravando o Single “Multidão”. Os vocais do CD “O Sentido da Vida” foram gravados em duas madrugadas. Na primeira madrugada foram gravadas seis músicas e o restante na segunda madrugada. Acabei fazendo dessa forma devido a toda dificuldade que tínhamos em ir gravar, pois ficávamos hospedados em casa de parentes, e ir no fim de semana, gravar o que desse e retornar depois. O interessante é que naquela época não tínhamos a facilidade de hoje em dia, de gravar a música parte a parte, tinha que gravar toda a música de uma vez, se desafinasse no fim da música era começar tudo de novo. Quando eu falo que gravei ‘Guerra Final’, ‘Toda Dor’ e outras numa tacada só, muitos não acreditam, mas na época das gravações analógicas era assim. Foi um período muito cansativo, mas foi um trabalho feito debaixo de muita oração, a gente buscava a Deus junto, estudávamos a Palavra, tudo em conjunto. Graças a Deus a gente vê que há uma unção, há um poder nesse álbum, há uma unção nas letras, a gente se preocupou em compor sempre na Palavra, falando sobre a cruz, ate por que a temática era essa, a salvação da humanidade, e Deus tem respaldado isso. Até hoje temos centenas de testemunhos falando o que Deus tem feito nas vidas das pessoas através desse trabalho.




- QUAL O SHOW DESSA TURNÊ DO “SENTIDO DA VIDA” FOI INESQUECÍVEL? POR QUÊ?

- O show inesquecível aconteceu em Campo Grande (MS), aonde nós abrimos pro Oficina G3. Foram mais de 5000 pessoas naquela praça. O Manga (Vocal da Oficina G3 na época) me chamou no palco e cantamos a música ‘Glória’ juntos. Eu fiz o refrão lá em cima, bem agudo ele as estrofes. A receptividade da galera foi maravilhosa. Outro show inesquecível foi o de Belém do Pará.


- CELSO, ESSA É A SUA TERCEIRA PASSAGEM PELA BANDA. QUAL FOI O MOTIVO DA SUA SAÍDA NAS DUAS PRIMEIRAS VEZES?

- Creio que é algo inédito no mundo um vocalista que gravou um CD, saiu da banda, voltou, gravou um EP, saiu de novo e retornou gravando um EP e um CD! E dessa vez eu não vou sair... rs! Na primeira passagem, após a turnê de lançamento do “Sentido da Vida”, saí quando estávamos compondo pro CD seguinte. Eu poderia dizer que a minha saída tem a ver com os planos de Deus pra minha vida, mas sinceramente eu não tenho tanta certeza. Eu posso dizer que não foi uma decisão sábia de minha parte ter saído no momento que a banda estava decolando, porém, eu estava passando por um período muito difícil na minha vida. Em resumo, todas as vezes em que me envolvo com a Stauros a luta é muito intensa, a perseguição é muito grande, na verdade na vida de todos é assim. Eu tive problemas sérios na minha área emocional e financeira. Aí acabei aceitando uma proposta de trabalhar numa igreja em tempo integral, pois aquilo daria uma segurança financeira pra minha família naquele momento. Na segunda passagem, após a gravação e turnê do EP “Marcas de um Tempo”, retornaram os mesmos problemas, inclusive financeiros. Acabei aceitando uma proposta de trabalhar na Itália, e ali fiquei envolvido durante seis anos no ministério da igreja de lá. Mais uma vez, acho que não foi uma boa decisão. Naquela época, eu não tinha ideia do que a banda podia fazer no mundo espiritual. E hoje, não penso em sair, apesar das lutas e provações continuarem, temos nos mantido firmes no propósito.


FORMAÇÃO DOS ÁLBUNS "SEAQUAKE" E "ADRIFT"


- EM 2012, VOCÊS REUNIRAM A FORMAÇÃO DO “SEAQUAKE” E CHEGARAM A LANÇAR OS SINGLES “QUEM” E “DISTANTE”. ESSAS DUAS MÚSICAS ESTARÃO EM UM FUTURO TRABALHO?

- Não pretendemos usar essas músicas futuramente, pois envolve outros músicos na produção e composição.


FORMAÇÃO DO EP "MARCAS DE UM TEMPO'


- CELSO, NESSE MEIO TEMPO, VOCÊ ESTEVE TRABALHANDO COM TRÊS BANDAS: ALTRIPERCORSI, SEVEN HORIZONS E ATUALMENTE NA MAESTAH. FALE SOBRE SUA PASSAGEM POR ESSAS BANDAS.

ALTRIPERCORSI:
Foi por acaso. Estava trabalhando numa igreja e me ligaram dizendo que essa banda, que era a única banda de Metal de Milão, tinha um teste. Eu fui lá e fiz o teste e eles gostaram, e começamos a tocar. Foi uma época muito legal, por que tocamos em vários locais da Itália como Roma, Firenze, Torino e etc. Depois de quatro anos de banda, um dos músicos pediu um tempo por que estava cansado, tinha muitos assuntos pra resolver, demos um tempo e acabamos não voltando mais.

SEVEN HORIZONS:

Algum tempo depois, fui convidado por uma pessoa que me conhecia do Altripercorsi e da igreja em que eu congregava, o tecladista da Seven Horizons e me disse que tinham um evento pra fazer em Londres, que era uma banda que cantavam em inglês, e se eu não queria fazer parte da banda. Aceitei e ensaiamos, tiramos as músicas e fomos para o Festival. Não ganhamos, foi uma experiência única, e através desse evento, me convidaram a gravar com eles. Fui bem sincero, pois estava retornando para o Brasil, para junto dos meus familiares para dar continuidade ao tratamento da minha filha Sara, que foi diagnostica com leucemia. O pessoal entendeu, gravamos o CD, retornei para o Brasil quatro meses depois, e não tive como retornar para a Itália.

MAESTAH:

Quando retornei para o Brasil, fiz contato com o Renatinho, porém, o Stauros já estava com outro vocalista em turnê com o Álbum “Praise”. Eu fiquei na minha, e como queria fazer um som, surgiu o Maestah, começamos a compor na linha de Symphony X, claro que algo bem mais simples, com agressividade nos vocais, um pouco Power, um pouco Prog, e daí saiu a Maestah. Já estamos há três anos. Estávamos entrando em estúdio quando retornei com a Stauros, e hoje estou com as duas bandas e pretendo continuar nas duas a menos que haja algum impeditivo de um dos dois projetos.


FORMAÇÃO DO ÁLBUM "PRAISE"


- CELSO: VOCÊ TAMBÉM ESTEVE DIVULGANDO UM ÁLBUM CHAMADO “APOSTASIA”. COMO ESTÁ ESSE PROJETO?

- Era um álbum solo que eu ia fazer, porém, durante um ano e meio busquei músicos para esse projeto e acabei não conseguindo. Algumas das músicas desse projeto foram utilizadas no Stauros e no Maestah, e as restantes talvez sejam lançadas agora em 2015 em um projeto com outros vocalistas bem conhecidos no Brasil.


FORMAÇÃO ATUAL: ALESSANDRO, RENATINHO, CELSO E LUCAS.


- COMO SE DEU ESSE REENCONTRO E POR QUE SÓ TRÊS MEMBROS OFICIAIS? VOCÊS CHEGARAM A PROCURAR BAIXISTA E BATERISTA OFICIAIS PARA A BANDA?

- A retomada do Stauros, se deu comigo e com o Renatinho. Ele compôs uma musica só com violões e mandou a base para mim. Eu escrevi a letra, nós gravamos, fizemos um vídeo e lançamos. A repercussão foi bem legal, nós nos animamos, logo depois ele fez outra, do mesmo modo, me mandou a base, e eu fiz essa letra, e juntos demos uma lapidada e saiu a música “Estrada de Sangue”. Postamos na net, mas até então não havia a menor pretensão de volta da banda. Em seguida, veio a terceira música “Não Desista”. Depois da terceira música lançada, o pessoal do Nordeste, Rodrigo Anselmo e Ronei entraram em contato dizendo que tem uma produtora e queriam levar a banda para um show em São Luis do Maranhão. Fechamos o evento, dia 08/02/2014 e fechamos na outra semana em Manaus, até então nada fechado como Stauros, pois o Renatinho estava bem firme e resoluto em não querer voltar como banda Stauros, talvez pelas idas e voltas da banda, e ele e o Alessandro foram os únicos que nunca saíram da banda, e isso os desgastou bastante em relação ao Stauros. Eu sabia disso, e não fiz nenhuma pressão em relação à volta do Stauros. Mas os shows continuaram acontecendo, e fomos conversando até divulgarmos oficialmente a banda Stauros novamente na ativa. A princípio, a banda ficou restrita apenas a três membros oficiais (Celso, Alessandro e Renatinho), pois queríamos dar um tempo de pelo menos um ano sem colocar ninguém oficialmente, para amadurecer a volta de algum dos integrantes antigos a banda. E esse ano foi passando, fomos conversando e chegamos à conclusão que nenhum deles retornará, a menos que Deus faça uma reviravolta. Hoje, usamos freelancers na bateria (Lucas Fontana) e no baixo (Oseias e Raphael Dafras). Lembramos que o Raphael Dafras é baixista oficial do Almah, e só nos apoia no baixo quando está livre. Mas logo teremos o nosso line-up oficial completo.


VENTO FORTE (1995)


O SENTIDO DA VIDA (1997)


SEAQUAKE (2000)


ADRIFT (2001)


MARCAS DE UM TEMPO (2002)


PRAISE 'EP' (2008)


PRAISE (2009)


MARCAS DA DESILUSÃO (2014)


- QUAIS OS PRÓXIMOS PROJETOS DA BANDA?

- Após o lançamento do CD “Vale das Sombras”, que foi produzido, gravado e finalizado no prazo de 90 dias, devido à pré venda, lançaremos o mesmo trabalho, mas na versão em LP, gravaremos alguns vídeos clipes e enfim, o DVD oficial do Stauros. Esperamos fechar contrato com uma grande gravadora e voltar à cena com força total, pra dar uma agitada assim como foi no passado!


VALE DAS SOMBRAS (2014)


- PASSE PRA GENTE E-MAIL, SITE, FAN PAGE, TELEFONE DE CONTATO, ENFIM, FORMAS DE CONTATÁ-LOS E CONTRATÁ-LOS PARA EVENTOS.

- Bom, temos o nosso site (www.staurosoficial.com.br), temos a loja virtual (www.staurostore.com.br) e o email de contato (contato@staurosoficial.com.br) os telefones de contato são (41) 30198249 e (41) 99358519 (TIM) ou pela fan Page da banda (Click aqui) e ou no meu pessoal: Celso D’Freyn.


SET LIST MARCAS DA DESILUSÃO (2014)


- AGRADEÇO A ENTREVISTA E PEÇO QUE DEIXEM UMA MENSAGEM PARA OS
LEITORES DO BLOG RCC:

- A igreja tem vivido um período de escuridão, de muita apostasia, de muita heresia, aonde não se vê mais cristãos fervorosos, cheios do Espírito Santo como antes, pessoas que se esforçavam para se santificar, jejuando, se consagrando, para ter uma vida santificada, lábios santificados, uma conduta santificada em Deus. Hoje em dia, só se fala em dinheiro, em mensagens motivacionais, e isso está enfraquecendo a Igreja e as pessoas espiritualmente, estão deixando de ler a Bíblia, estão lendo sobre Filosofia e outras coisas. Estão perdendo todo seu tempo com Internet, em Redes Sociais, isso tudo toma nosso tempo de busca diária de Deus. Eu convoco vocês a sermos o que a Igreja era 30 anos atrás, onde dobrávamos nossos joelhos e orávamos com mais intensidade, com mais chama no coração, com mais amor. Éramos preocupados em dar testemunho de Cristo, um povo diferente, pronto a evangelizar e levar a Palavra. Hoje em dia ficamos brigando nas redes sociais, falando mal dos outros, dando mau testemunho, ninguém confia mais em ninguém, tá muito difícil a situação! Te convido a buscar e ter interesse pela Palavra de Deus, deixando um pouco as Redes Sociais, tirando um tempo para buscar a Deus na Palavra, se consagrando ao Senhor, se envolver no ministério, ter uma banda não pra ganhar dinheiro ou ter sucesso, mas ter uma banda com foco no evangelismo, em levar vidas a Jesus Cristo! Ele está voltando! Temos que fazer a diferença e Ele está chamando verdadeiros homens, verdadeiros adoradores, que o adorem em espírito e em verdade! Ele continua chamando atalaias, evangelistas, homens que estejam dispostos a irem e levar a sua Palavra. Não vamos nos conformar! A Bíblia diz em Romanos, não vamos nos conformar com esse mundo tenebroso, não vamos nos enlatar, dentro desse sisteminha vazio, que está matando a Igreja, vamos acordar, buscar um avivamento, mas não um avivamento de Poder, mas um avivamento de sede pela Palavra de Deus, avivamento de buscar obedecer, é mais importante obedecer do que sacrificar, do que ofertar, de que adianta levar uma oferta no altar, fazer tudo isso, se o nosso coração está distante de Deus? Ele não quer sacrifício, quer obediência, quer prática! Precisamos amar ao Senhor na prática, não somente de palavras, mas na prática do Evangelho: Obedecer. Isso que digo a todos, Deus os abençoe, Amém!

PRA FINALIZAR, ALGUNS VÍDEOS DESSA NOVA FASE DO STAUROS!!!

VALEU GALERA!!!










]





Um comentário:

  1. Maravilhosa a Entrevista!
    Que o Senhor possa abençoar a Stauros!!
    Ouvi-los é uma benção, Deus os usa muito para tocar nossas almas, nossos corações.. Nos fazer querer trilhar o caminho do bem, o caminho da Salvação, estar em Cristo, e deixar todo o passado para traz por amor a esta fé.

    Que o Senhor possa abençoar o Celso, o Renato e o Alessandro, e também possa abençoar o RCC na pessoa do meu querido amigo Igor Motta. Deus o abençoe meu mano!

    #WeLoveStauros #RCC #WeLoveRCC

    ResponderExcluir